Buscar
  • belezaatevoceapp

5 dicas de esfoliação caseira para o rosto!

Atualizado: 29 de Jun de 2020



Os cuidados com o corpo são importantes, devem fazer parte de nossa rotina diária e com o rosto não poderia ser diferente. Com o período de isolamento pelo qual estamos passando, acessar clínicas de estética se tornou mais difícil e alguns cuidados paliativos podem ser feitos no conforto de casa. Entre os cuidados com a pele está o processo de esfoliação. Ele remove impurezas, células mortas, excesso de oleosidade e resíduos que se acumulam.

A esfoliação é um passo super importante e prepara a pele para a hidratação. Além de higienizar e remover impurezas, a esfoliação estimula a circulação sanguínea, ajuda a combater a acne, evita pelos encravados e auxilia no bronzeamento mais uniforme.



Cuidados na esfoliação caseira


Alguns cuidados são importantes para evitar irritação. A esfoliação caseira geralmente é feita com a união de um produto granulado aliado a uma base hidratante. Ingredientes mais grossos são recomendados para o corpo e os mais suaves para o rosto. Farinhas e aveia são aliadas na esfoliação corporal e ingredientes como o bicarbonato de sódio, quando usados em pequena quantidade, ajudam na limpeza e clareamento. Ao aplicar, deve-se realizar movimentos leves e circulares. Após o processo de esfoliação, deve-se enxaguar bem a região aplicada e aplicar o hidratante destinado para o tipo de pele.


Atenção redobrada com ingredientes presentes em frutas cítricos e alimentos de cor verde, pois suas substâncias podem provocar manchas e queimaduras na pele, quando exposta ao sol.


Vamos para as receitinhas???


Esfoliante Facial Simples


1 colher (chá) bicarbonato de sódio

2 colheres (sopa) de creme facial

Um pouco de água

Modo de fazer: misturar os ingredientes, aplicar no rosto com movimentos suaves, deixar agir por 3 a 5 minutos, enxaguar e hidratar a pele.



Esfoliante aromático


1 colher (sopa) de açúcar mascavo ou açúcar de confeiteiro

Canela ou baunilha a gosto

1 colher (sopa) de azeite ou leite de coco

1 dente de alho

1 colher (chá) de óleo de vitamina E

Modo de fazer: misture o açúcar com o azeite ou óleo de coco, para ter a ação umectante. Depois, adicione os itens aromáticos, gotas de vitamina E e o dente de alho amassado. Mexa tudo até virar uma pasta consistente


Esfoliante para peles ásperas


45g de farinha fina de milho

1 colher (sopa) de sal marinho

1 colher (chá) de óleo de amêndoas

3 gotas de óleo essencial de hortelã

Modo de fazer: mexer todos os ingredientes em água morna até formar uma pasta consistente. Aplique o esfoliante sobre a pele áspera - pés, mãos, joelhos, glúteos e cotovelos. O próximo passo é retirar o esfoliante com água morna e secar a pele sem esfregar



Esfoliante corporal de aveia


1 colher (sopa) de fubá

1 colher (sopa) de aveia

1 colher (sopa) de leite em pó 30 ml de leite

1 colher (café) de bicarbonato de sódio

Modo de fazer: misturar os ingredientes até formar uma pasta e massagear suavemente no corpo durante o banho


Esfoliante de borra de café


2 colheres (sopa) de borra de café do dia

½ colher (chá) de óleo de coco

1 gota de óleo essencial de gerânio ou lavanda

Modo de fazer: deixe a borra de café secar completamente antes de misturá-la com os óleos. Aplique no rosto em movimentos circulares delicados e deixe agir por alguns minutos. Enxágue com água abundante.


Com que frequência?


No rosto

Peles oleosas, normais e ressecadas podem receber o processo até duas vezes por semana. Peles sensíveis sofrer o processo de esfoliação a cada 15 dias.


No corpo

A esfoliação corporal pode ser feita semanalmente em todos os tipos de pele durante o banho.


Super importante!


Se houver irritação na pele, descontinue o uso do método de esfoliação.

Não é recomendado guardar o que sobrou da receita para uma segunda esfoliação. Por serem perecíveis, os ingredientes podem sofrer contaminação por bactérias qu