Buscar
  • belezaatevoceapp

5 Dicas para cuidar do seu cabelo no inverno



1- Evite lavar o cabelo com água muito quente.


O banho quente agride o couro cabeludo, que reage produzindo mais oleosidade, e abre as cutículas dos fios, que podem ficar mais quebradiços, ressecados, ásperos, sem brilho e sedosidade.

Uma consequência ainda mais extrema do uso de água quente para lavar os cabelos é a dermatite seborreica, uma doença inflamatória que é caracterizada por lesões avermelhadas e descamação no couro cabeludo.

O ideal é lavar o cabelo com água morna para fria, isso ajuda o fechamento das cutículas do fio e protege o couro cabeludo.


2- Escolha o tipo correto de Shampoo

Prefira usar shampoos transparentes, que são mais leves e minimizam a oleosidade, na raiz, reserve os shampoos perolados, que são mais hidratantes, para o comprimento;

E, caso você esteja interessado especificamente em cuidados com o cabelo cacheado no inverno ou caso seu cabelo seja muito seco, use apenas o shampoo transparente na raiz ou opte pelo uso do perolado em uma lavagem sim e outra não ou apenas quando sentir necessidade.


3- Atenção a Hidratação dos fios



Com o aumento do uso de água quente e secador, o cabelo fica maltratado e uma das dicas de cuidados com o cabelo no inverno para remediar isso é manter uma rotina de hidratação.

O recomendado é hidratar semanalmente ou pelo menos de 15 em 15 dias, dependendo do seu tipo de cabelo. E uma das formas de cuidados com o cabelo cacheado no inverno é, além do uso de máscaras, optar por produtos hidratantes de maneira geral e, de preferência, sem parabenos, que são compostos que pode deixar os fios mais ressecados e sem brilho.

A hidratação ajuda a manter a saúde dos fios, deixando-os mais sedosos e dando brilho. Para garantir a absorção das substâncias, leia as instruções dos produtos e deixe sempre agir pelo tempo necessário recomendado.


4- Cuidado com Secador



No inverno costumamos usar mais o secador, e o calor acaba ajudando a ressecar os fios. Use sempre, antes de secar com secador ou mesmo usar o babyliss, um protetor térmico de boa qualidade. A ação do protetor térmico para cabelo cria uma camada de proteção em volta da fibra capilar. Essa camada faz com que o calor emanado pelo babyliss e pelo secador aja de forma menos intensa no fio de cabelo, danificando menos a sua estrutura.

Dessa forma, o protetor térmico faz com que nosso cabelo fique menos ressecado, o que ajuda a combater aqueles famosos problemas que tanto nos irritam: as pontas duplas, o frizz e o afinamento dos fios. Uma ótima dica é aquecer um pouco o produto usando as próprias mãos antes de aplicá-lo nos cabelos, o que irá potencializar sua ação, já que o produto é termoativado.


5- Aposte na umectação com óleos


Outro tipo de tratamento que você pode adotar como um dos cuidados com o cabelo no inverno é a umectação. Esse tratamento consiste na aplicação de óleos vegetais, como óleo de coco, de argan ou mesmo azeite de oliva, no cabelo seco e sujo.

Coloque uma touca e deixe agir por pelo menos uma hora para perceber os efeitos. E, caso prefira, você pode também deixar agir durante a noite, enquanto dorme, o que é chamado de umectação noturna.

A umectação devolve a oleosidade natural do fio, deixando-o hidratado e saudável. Este tratamento deve ser feita de 10 em 10 dias ou ainda quinzenalmente






5 visualizações0 comentário